domingo, 21 de agosto de 2011

E a grande festa vai começar

Segunda-feira, 22 de agosto de 2011. 19 horas e 30 minutos. Vai começar a 14ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, com a sessão solene de abertura que reunirá autoridades, jornalistas, escritores nacionais e internacionais, além do público que vem aumentando a cada edição.

Outra atração da noite será um verdadeiro festejo visual: a Intrépida Trupe, grupo circense carioca que agrega elementos de música, dança e teatro em suas performances, apresentará o espetáculo "1000 Tempos". Trata-se de uma coletânea dos melhores números de diversos espetáculos dos 25 anos de carreira do grupo.

Em seguida, será hora de prestigiar o romancista cuja obra se sobressaiu nos últimos dois anos, no 7° Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon. Logo depois, teremos o anúncio dos contistas vencedores do 12° Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães.

Do Impresso ao Digital

Inseridos no contexto digital, os veículos de comunicação e a imprensa estão repensando as suas formas, assim como o seu papel dentro da dinâmica da sociedade conectada. Vivemos um momento de transição. E são exatamente essas transformações que compõem o tema da conferência “A comunicação do impresso ao digital”, que acontece no Palco de Debates no dia 25 de agosto, às 20h, durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura.

Os debatedores têm tarimba no assunto: Roberto Dias, editor de Novas Plataformas da Folha de S. Paulo; Rinaldo Gama, o editor e um dos criadores do caderno “Sabático”, espaço semanal dedicado à literatura no jornal O Estado de S. Paulo; Eduardo Diniz, editor do caderno de Informática de O Globo e Pedro Lopes, editor-chefe de notícias on line do grupo RBS, grande cadeia de comunicação sediada em Porto Alegre. Além disso, participa do desenvolvimento de produtos web e para as plataformas de mobile e tablet do grupo. A mediação será de Ignácio de Loyola Brandão, Alcione Araújo e Luciana Savaget.

Primeiros autores já chegaram


Vários autores já chegaram para a Jornada Nacional de Literatura, que começa amanhã no Circo da Cultura. Os primeiros participantes dos debates e das atividades paralelas aterrissaram no Aeroporto Lauro Kortz. O grupo pessoas foi recepcionado pela coordenadora das Jornadas Literárias, Tania Rösing, acompanhada por uma equipe da Jornada.

Entre os autores estavam os três coordenadores do palco de debates da Jornada: Alcione Araújo, Ignácio de Loyola Brandão e a nova integrante do trio, Luciana Savaget, além dos escritores Flourish Klink, Giselle Beiguelman, José Soto Vásquez, Maria Del Mar Campos Figares, Maria Carmen Quiles Cabrera, Natalia Klidzio, Nick Montfort, Niré Alicia Collazo López, Peter Hunt e Ramón Perez Parejo.