quarta-feira, 6 de julho de 2011

Quando palavra e ação caminham juntas

Foto: Marcos Zaratti/ DIVULGAÇÃO


Affonso Romano de Sant’Anna tem o dom de unir a palavra à ação. Com uma produção diversificada, pensa o Brasil e a cultura do seu tempo, e se destaca como teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista. Durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura, ele participa de um dos principais debates, “Formação do leitor Contemporâneo”, juntamente com dois pensadores e artistas argentinos de alto calibre: Beatriz Sarlo e Alberto Manguel. Uma boa novidade: Affonso lança o livro “Ler o Mundo” durante a 14ª Jornada.

Em meio a seu extenso currículo de suma importância para a literatura, ele é autor de mais de 50 obras. Participante dos movimentos de vanguarda poética nas décadas de 50 e 60, publicou o seu primeiro livro em 1962, “Canto e Palavra”. Três anos mais tarde, passou a lecionar na Universidade de Los Angeles. Já em 1968 fez parte do Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa, que reuniu 40 escritores de todo o mundo.

Ele também ministrou cursos na Universidade de Köln (Alemanha), Universidade do Texas (EUA), Universidade de Aarhus (Dinamarca), Universidade Nova (Portugal) e Universidade de Aix-en-Provence (França). Foi cronista do Jornal do Brasil e O Globo. Atualmente, escreve para O Estado de Minas e Correio Brasiliense. Como artista e intelectual, uniu a palavra e a ação em sua trajetória.