terça-feira, 23 de agosto de 2011

Seminário Internacional: estudos e pesquisas acadêmicas reforçam o hábito da leitura



Discutir os rumos da leitura e suas transformações na era digital, focando especialmente as comunidades orais, é o objetivo do 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio. O encontro começou nesta manhã, com sessão solene com a presença do vice-reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Leonardo Gil Barcellos; do presidente da Fundação Biblioteca Nacional Galeno Amorim; da coordenadora da Red de Universidades Lectoras e coordenadora do Seminário Maria Del Mar Campos Fernandez Figares, e do vice-reitor da Universidade de Huelva, José de Lara Ródenas.



Já tradicional no calendário da Jornada, esse simpósio é itinerante. Hoje envolve uma série de universidades europeias (portuguesas, espanholas e de outros países) e acontece em anos ímpares nas Jornadas, e em anos pares na Europa. Aliás, todos os participantes da solenidade de abertura reforçaram a importância deste seminário para fomentar pesquisas universitárias no setor, e assim, estimular o crescimento da própria leitura no Brasil e a criação de novas políticas públicas de incentivo.


O presidente da Fundação Biblioteca Nacional Galeno Amorim destacou o poder dos estudos e pesquisas acadêmicas que elucidam questões relativas à leitura e mostram lacunas para suscitar ações de incentivo. Já o vice-reitor da UPF, Leonardo Gil Barcellos, salientou como as Jornadas estimularam (e continuam estimulando) o apetite de novos leitores: na cidade, até as crianças pequenas de 3 anos gostam de receber livros de presentes, contrastando com o que costuma acontecer no resto do País.

Na sequência da abertura, aconteceu a primeira mesa do Seminário, com o tema “A tradição oral e a literatura na era digital”. Uma das palestrantes foi a professora espanhola Maria Del Mar Campos Fernandes Figares, que também é coordenadora do 10º Seminário e representa ainda a Red de Universidades Lectoras – uma associação de 33 universidades de todo mundo comprometidas com o compromisso de estimular e difundir a leitura, da qual a UPF faz parte. “Com a internet, é possível encontrar contos em várias versões, assim como acontece com os contadores. Com a rede virtual, dá para se retomar e compartilhar contos”, diz ela sobre as possibilidades de difusão da tradicional cultura oral de literatura na era digital.


Participaram da mesa também a professora Juracy Saraiva, da Universidade de Almería (Espanha), o professor Elias Feijó, da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), a professora Maria del Carmen Quilles Cabrera, também da Universidade de Almería. “Na era digital, é preciso criar comissões multidisciplinares de professores para estimular a leitura nas universidades”, reforçou Maria Del Carmen durante a sua fala, mostrando aos participantes de que forma isso já é colocado na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário