segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As comunidades e a cultura dos fãs na 14ª Jornada



Entre os autores e pesquisadores que já chegaram à Jornada, a figura da americana Flourish Klink se destaca, tanto pelas feições jovens como pelos cabelos verdes reluzentes. Na foto, ela aparece de lencinho na cabeça na chegada ao aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. Na 14ª Jornada Nacional de Literatura, ela participa do debate “Experiências de formação de leitores: ampliando redes”, às 8h30, no dia 26, dentro da programação do 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.

Ela tem 24 anos e já dá aulas no conceituado Massachusetts Institute of Technology, o americano MIT. Sobre o que? A cultura dos fãs clubes, e as comunidades virtuais que se formam a partir disso. Apesar de jovem, tarimba não falta no assunto.

Aos 13 anos, ela ajudou a fundar o FictionAlley.org, a maior comunidade virtual de fãs do bruxo Harry Potter. Ela continuou envolvida com o tema e hoje faz parte do conselho da HP Education Fanon, que promove conferências sobre Harry Potter. Flourish também lidera a divisão de Cultura do Fã dos Alquimistas e auxilia no mapeamento e implementação das ações dos projetos multimídia, que envolvem conversar com os fãs e também formar novos admiradores para as histórias de clientes. “Temos escritórios no Rio, Los Angeles e Boston. Desenvolvemos, produzimos e gerenciamos histórias em várias plataformas multimídia para empresas de entretenimento e instituições sem fins lucrativos”, explica ela. “Ajudamos nossos clientes a manter relações duradouras com seus fãs combinando princípios do núcleo de contar histórias com novas metodologias necessárias para se comunicar na nova era da mídia.”

Não bastasse tudo isso, ela também escreve ficção interativa. “Estou trabalhando em uma história chamada ‘Muggle Studies”, baseada na série sobre Harry Potter”, conta. Também se prepara uma ministrar uma conferência sobre o bruxo em Orlando, em 2012. Conheça mais sobre o seu trabalho no http://www.madelineklink.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário