terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aliados na missão de promover a leitura

Seguramente, em 30 anos de atividade, a Jornada de Literatura de Passo Fundo vem conseguindo resultados positivos na difusão da leitura: o crescimento na média de leitura por habitante em Passo Fundo – 6,5 livros por ano, bastante superior à do resto do país - e o subsequente título de Capital Nacional da Literatura estão aí como prova disso. Centenas de autores e leitores passaram pelo Circo da Cultura durante todo este tempo, e os esforços para manter um acontecimento desta magnitude em meio aos contratempos literários do país não foram poucos.

O Circo da Cultura se ergue bienalmente graças ao picadeiro, que se contrói com muito suor, mas também ao incentivo de empresas à cultura. Após 14 edições de empenho e realizações, empresas como Petrobras, Banrisul, Grupo CEEE e SESI acreditaram no potencial da Jornada. Assim como elas, Eletrobras, BNDES, OI, Ambev, Braskem, Coca Cola, Fonte Ijuí e as Lojas Colombo também reconheceram a importância do acontecimento. E, completando esta lista, estão RGE, Hospital São Vicente de Paulo, BS BIOS Energia Renovável, Farmácias São João, Banco do Brasil, Grupo Grazziotin, Unimed, Italac, Kozma Diagnóstico por imagem, Hospital da Cidade, Oniz Distribuidora, Azambuja.

Ao lado dos patrocinadores, há também os apoiadores da Jornada deste ano: Fundo Nacional de Cultura, OI Futuro, Correios, Sistema Fecomércio-RS, SESCSP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Trevisan Construção civil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Câmara Brasileira do Livro, Organização dos Estados Ibero-Americanos, Câmara do Livro e CEXECI (Centro Extremeño de estudios y cooperación con Iberoamérica).

Por fim, a organização da Jornada contou com a cooperação da UNESCO e financiamento do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dos Ministérios da Educação, da Cultura e do Turismo e do Governo Federal. Sem todos estes nomes, seria mais difícil realizar as conferências e promover os encontros com os escritores. Que sigam apoiando e acreditando no potencial da missão da leitura; que a Jornada continue, com vigor, por muitos anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário